terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Receitas para a cura da alma


Jair Pires(Diácono da Assembléia de Deus)

Seguem-se algumas receitas para a cura interior,
para a cura da alma, a cura das angústias, da depressão, da baixa auto-estima
do complexo de inferioridade.
1ª. receita – Análise introspectiva
Quem escreveu o Salmo 42 estava mergulhado e profunda depressão. Ele revela isso no versículo 3: "as minhas lágrimas servem-me de mantimento de dia e de noite, enquanto me dizem constantemente: onde está o teu Deus?".
Choro constante é sintoma de depressão. No versículo 10, vemos que a depressão já estava provocando no salmista doenças psicossomáticas, atingindo seus ossos.: "os meus ossos sofrem agonia mortal, quando os meus adversários me afrontam, dizendo-me o dia todo: onde está o teu Deus?".
No versículo 11 ele dá uma receita, dizendo: "por que estás abatida ó minha alma, porque te perturbas dentro de mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei, meu Salvador e Deus meu". A receita que a Bíblia apresenta é a análise introspectiva. Se você está vivendo uma situação como esta, procure saber o porquê. Foi o que o salmista fez. Pode ser que quando você começar a mergulhar para dentro de si mesmo, descubra a causa que o está levando a esse estado de coisas e encontrará a solução. Ou pode ser que você descubra as causas e conclua que não tem nenhum meio para sair da situação. O salmista passou por isso e não desanimou. Quando sentiu que não tinha como solucionar problema, declarou o seguinte: "eu não posso mais, porém minha alma espera em Deus, eu ainda o louvarei. Eu sei que Deus tem uma saída para esse meu problema".
2ª. receita – Oração -Em um consultório, quando um paciente está frente a frente com seu terapeuta, é primordial que entre eles haja empatia – o contrário de antipatia. Antes de começar o tratamento é necessário estabelecer vínculos. Se um não gostar do outro, o processo terapêutico está destinado ao fracasso. As pessoas procuram os terapeutas porque, na verdade, sentem necessidade de falar, de colocar para fora os sentimentos ruins, aquilo que está preso dentro delas, que as machuca. E é através do processo da verbalização que começa a cura. Na maioria das vezes a pessoa passa 50 minutos no consultório só falando. Quando sai sente-se mais leve. O terapeuta, que tão somente a ouviu, passa a ser considerado o melhor profissional na área. Na verdade, ele nada fez a não ser ouvir o  paciente. O que cura mesmo, o que alivia, o que traz leveza é o desabafo, é o muito falar. Como o terapeuta não é onipotente nem onipresente, nem tampouco o dono da verdade, na tentativa de ajudar, fica formulando hipóteses sobre o problema, enquanto o paciente fala diante dele. Nessa tentativa, o terapeuta tanto pode acertar como errar. Sabemos que a terapia de Deus é totalmente diferente. Com Ele nunca há antipatia, só empatia, porque Deus é amor, é bondade, é misericórdia. Quando você dobra os joelhos para orar e começa a falar com Ele sobre o que o está incomodando, machucando, ferindo, sobre aquilo que está doendo dentro da sua alma, imediatamente o processo da cura é iniciado. Deus, que é todo poderoso, que é onisciente, que é onipotente, está ouvindo você e vai até onde está o seu problema, curando sua ferida, seja ela qual for.Na terapia humana há uma técnica chamada "ato falho". O profissional leva o paciente a falar tudo e, mesmo sem querer, a pessoa acaba contando algum detalhe que não desejava mencionar. Nesse momento o terapeuta, com sua prática e inteligência, pega aquilo e vai arrancando mais. O segredo da terapia é você falar o máximo que puder, é colocar tudo para fora. Na Bíblia está escrito: "não estejais inquietos por coisa alguma; antes as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus pela oração e súplica, com ação de graças" – Filipenses 4-6. Quando você dobra seus joelhos, pode contar tudo para Deus, pode falar tudo o que o está machucando, sem medo ou acanhamento. Na terapia humana acontece também o "processo de transferência". O paciente joga todos os seus problemas sobre o terapeuta que, para não ficar doente, faz uma contra-transferência. Ele aceita aquela carga emocional durante o tempo da consulta, ouve o  desabafo e, no final, devolve tudo para o paciente. Com Deus não acontece isto. Em Sua Palavra está escrito: " lançando sobre ele toda a vossa ansiedade porque Ele tem cuidado de vós" – 1º. Pedro 5-7.Você pode transferir tudo para Deus e Ele cuidará de você sem fazer a contra-transferência. Ele tem capacidade e poder para assumir tudo o que você lançar sobre Ele.  Há poder na oração. A oração é remédio para as doenças da alma. O salmista encontrava-se numa depressão profunda e saiu dela através da oração, conforme escreveu no Salmo 116: "Amo ao Senhor porque Ele ouviu a minha voz e a minha súplica. Porque inclinou para mim os seus ouvidos, portanto o invocarei  enquanto viver. Cordéis da morte me cercaram e angústias do inferno se apoderaram de mim, encontrei aperto e tristeza" – V. 1 a 3. Cercado por cordéis de morte e tomado por  angústias do inferno, ele se encontrava em uma depressão profunda. Humanamente é impossível medir a intensidade desse sofrimento. Certamente o salmista estava no último estágio do desespero. "Então invoquei o nome do Senhor, dizendo: ó Senhor livra a minha alma". – V. 4 Ele acreditou e falou. No final, diz que esteve muito aflito, ou seja, não estava mais – V. 10. O Senhor tem poder de curar depressão, curar angústia, curar tristeza, curar aperto no coração. A oração é uma das receitas mais eficaz para a cura das doenças da alma. O problema é que muitas pessoas não querem dobrar os joelhos, orar e clamar a Deus na sua angústia. Preferem tomar um medicamento para dormir. Suas enfermidades chegaram a um grau tão crônico, que muitas delas não consultam mais o médico. Já sabem os nomes de todos os psicotrópicos e qual a quantidade a ser tomada. Preferem se encher de remédio a orar e ser curadas.
3ª. receita – Relacionamentos pessoais -Os relacionamentos pessoais também são um excelente remédio para as doenças da alma. É muito importante entendermos o porquê de Deus ter construído a Igreja. Igreja, no original grego , é "eklesia", e significa comunidade dos cristãos. Paulo em sua carta aos coríntios comparou a Igreja a um corpo constituído de membros. O corpo é formado por um conjunto de membros interdependentes. A Igreja é formada por um conjunto de pessoas, que têm um profundo relacionamento pessoal – 1º. Cor. 12-12, 25 a 27. O ser humano é um ser social. Você nunca será uma pessoa inteira, completa, se não tiver e não construir relacionamentos. Quem vive isolado é um forte candidato a doenças da alma. Os relacionamentos pessoais são poderosos para a cura das pessoas. O apóstolo Paulo não andava sozinho. Ele passou por muitos sofrimentos e tribulações, mas tinha sempre um amigo com ele. Durante um tempo viajou com Barnabé, depois com Silas. Quando esteve enfermo, emocionalmente abalado,abatido com um problema na alma, Deus enviou Tito para estar ao seu lado –2º. Cor. 7 – 5 e 6.Em 2º. Cor. 1 – 3 e 4 o apóstolo está dizendo que Deus nos consola, cura as enfermidades da nossa alma, as agonias e angústias para que, com a nossa experiência, possamos consolar e ajudar outras pessoas. A sua experiência pode ser uma bênção para tirar outros do sofrimento. Enquanto você passa pelos sofrimentos, pelas angústias e decepções, vai adquirindo experiências, vai amadurecendo. Ao encontrar pessoas passando por uma luta da qual você saiu vencedor, não espere que o pastor escale você para ir ajudar. Entre em ação imediatamente. São muitas as mulheres abandonadas pelos maridos, são muitos os homens solitários precisando de ajuda. Deus preparou você porque quer usá-lo. Procure a pessoa, fale do que você viveu e como conseguiu superar o problema.
4ª. receita – Relacionamento com Deus -Um profundo relacionamento com Deus pode curar a sua alma, curar o seu interior. Muitas pessoas estão doentes porque, na verdade, nunca tiveram um relacionamento íntimo com Deus. Na psicologia, quando se faz um histórico da vida de uma pessoa, quando se busca informações sobre a sua vida, a medicina chama esse procedimento de "anamnésia". Pensando nisso, vejamos 3 homens da Bíblia que passaram por momentos terríveis . José – ainda adolescente teve um sonho. Movidos pela inveja, seus irmãos o venderam como escravo a uns mercadores. José passou por situação de perda e injustiça. Tinha tudo para cair em depressão. No Egito, levam-no para a casa de Potifar, onde foi traído. Novamente sofreu perda e injustiça, e em sua vida surgiram mais motivos para depressão e angústia, porém jamais esses sentimentos invadiram o coração ou a alma de José. Quando, finalmente, de maneira triunfal ele compareceu diante de Faraó, imediatamente deixou transparecer que o Espírito de Deus estava nele. Faraó reconheceu que nele havia algo de especial – Gen. 41-38. José sabia que Deus estava com ele e iria mudar a sua história. Portanto não se abalou, não entrou em depressão. Ele conhecia o seu Deus. Os hospitais psiquiátricos estão lotados de pessoas portadoras de doenças mentais. Os diagnósticos são sempre os mesmos para a maioria delas: sofreram uma perda violenta na vida e como não tinham estrutura emocional e mental para suportar, enlouqueceram. É muito comum sabermos de pessoas ricas, milionárias, que de um dia para outro perderam tudo e ficaram loucas. Não tinham estrutura emocional. Alguns até cometem suicídio. Jó – Foi o homem mais rico do Oriente, perdeu tudo que possuía, até seus próprios filhos e a saúde. Qualquer pessoa em seu lugar teria  enlouquecido, perdido a noção de normalidade, tal a gravidade, ochoque emocional e a perda violenta. De onde ele retirou tanta firmeza? Há um detalhe em sua vida que esclarece isto. Quando lemos a sua história, observamos que ele oferecia sacrifícios ao Senhor continuamente – cap. 1-5. Jó cultivava um profundo relacionamento com Deus. Entre nós existem muitas pessoas com problemas emocionais, pessoas que estão dentro de nossas igrejas, mas, na verdade, jamais buscaram manter um profundo relacionamento com Deus. Paulo – Também teve muitos motivos para ser um complexado na vida. Consentiu na morte de Estevão e de outros irmãos e perseguiu os cristãos. Mas quando conheceu o Senhor, passou a dizer que sabia em quem tinha crido – 2º. Tim. 1-12 
5ª. receita – Poder do pensamento -Também se curam problemas emocionais pelo poder do pensamento. É através do pensamento que articulamos as idéias que vão dirigir as nossas ações. Foi por isso que Paulo escreveu: "quanto ao mais, irmãos meus, tudo que o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude e se há algum louvor, nisso pensai" – Fip. 4-8. Pense em coisas boas. Renovar a mente é trocar as crenças erradas pela verdade de Deus e se despojar do velho homem 
6ª. receita – Viver cada dia -Jesus falou: "portanto, não andeis ansiosos pelo dia de amanhã, pois o amanhã se preocupa consigo mesmo. Basta a cada dia o seu próprio mal" (problema,cdificuldade). Há pessoas que não dormem hoje preocupadas com o que vai acontecer no próximo mês. E mergulham com tal intensidade nesse tipo de preocupação, que ficam com o sistema nervoso abalado. Aos poucos vêem-se cercadas de problemas, cheias de doenças, porque adquiriram o vício de viver em constante ansiedade. Ansiedade é angústia, aflição e impaciência. Vença a ansiedade com calma, com paciência e o equilíbrio. Saiba que não se pode mudar tudo da noite para o dia; é necessário tempo. Evite situações de risco, como dívidas, horário estressante, contar segredos, confiar em demasia, entregar bens ou objetos de valor a quem não pode repô-los etc. Pode-se ficar ansioso por um momento, mas não se pode andar ansioso todo o tempo. Para não ficar doente, viva cada dia de cada vez.
7ª. receita – Ter boa expectativa de vida -Jesus  disse: "a lâmpada do corpo são os olhos. Se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo terá luz. Se, porém, os teus olhos forem maus, todo o teu corpo estará em trevas. Portanto, se a luz que em ti há são trevas, quão grandes são essas trevas" – Mat. 6 – 22 e 23. Há pessoas que só falam coisas ruins e negativas. Não conseguem ver o lado bom da vida e acabam atraindo para si o que há de pior, provocando doenças na alma. Lembre-se: a sua maneira de ver a vida se refletirá no seu interior. De acordo com a natureza dos seus pensamentos e da maneira como você encara a vida, o seu corpo terá luz ou terá trevas, será tenebroso ou escuro.
Conclusão -Pode serque você esteja vivendo angústias e tenha marcas na alma. Pode ser que você esteja tentando superar vários problemas, melhorar sua qualidade de vida, mas de repente se vê caindo novamente naquele túnel de tristeza, de perplexidade, de desânimo, sentindo-se a pior pessoa do mundo. Se isto está acontecendo com você, saiba que Deus quer mudar tudo em sua vida, deseja perdoar os seus pecados, purificar a sua alma, transformar e ajudar você a escrever novas páginas da sua história. Descubra quais são os seus pontos fracos, seus defeitos e deficiências. Procure orar com sinceridade diante de Deus. Se você derramar o seu coração na presença do Senhor, Ele curará as suas feridas. Ele pode apagar agora esse passado perturbador que tem feito de você uma pessoa revoltada com tudo e com todos e tem prejudicado tremendamente a sua vida, impedindo que você seja feliz. Em sua atitude de revolta você machuca e fere a todos, como se isso fosse apagar os traumas interiores. Porém, saiba que no fim das contas o mais machucado, o mais ferido será sempre você. Não se esqueça de que Jesus perdoa e transforma e que Deus, com a Sua maravilhosa graça, quer dar a você uma nova expectativa de vida. Você não precisa de mais uma religião. Para ser curado de tudo o que tem perturbado a sua alma, você precisa de um Deus vivo, precisa obedecer a Sua Palavra, necessita conhecê-la e colocá-la em prática e deixar que ela se reflita em você.

Jesus quer mudar a sua históri
a

Nenhum comentário:

Postar um comentário