quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Alongamento

O Alongamento pode machucar?

Parece simples e óbvio: se o músculo está tenso e encurtado temos que alongar! E em teoria o alongamento é indispensável para que esse músculo tenso relaxe e para que a sua mobilidade articular seja reestabelecida. Porém na prática não é bem assim que acontece e é fácil entender porquê.

Primeiramente você tem que entender que o músculo tem um formato alongado e quando ele está tenso e contraído fica mais encorpado e denso. Podemos compará-lo a uma banda de borracha, que estando em sua funcionalidade normal, vai esticar e encolher conforme é tracionado ou relaxado. Porém quando temos um quadro de dor, esse músculo vai se proteger e enrijecer. Você tenta alongá-lo e ele reage contraindo-se e provocando mais dor. Eu gosto de comparar o músculo com aquele antigo chiclete “PLOC” que era bem rígido antes de mastigarmos, se puxado ele quebrava ao meio. O mesmo acontece com a fibra muscular, você puxa e ela vai reagir se contraindo e encurtando mais, fica mais tensa e dura e se você insistir e puxar muito forte, a fibra vai partir provocando micro-lesões ou micro-rupturas podendo partir-se. Quando esse músculo é forte, o problema se transfere para o ponto de inserção do músculo, isto é, no ponto onde ele está inserido no osso. Insistir num alongamento forte numa fáscia muito contraída, o resultado será uma inflamação no osso ou uma distenção muscular.Você já se sentiu mais encurtado no dia seguinte de um alongamento?

Isto quer dizer que o trabalho de alongamento que você está fazendo está na verdade prejudicando a sua mobilidade e não está sendo eficiente. Se você continuar insistindo poderá provocar uma lesão ainda maior. Na verdade todos queremos melhorar… e ao sentir o músculo encurtado esticando e doendo pensamos: “- se eu puxar mais vou estar melhorando… ” e continuamos fazendo força e aguentando a dor. Quem nunca ouviu a expressão: “No Pain No Gain” que quer dizer que não existe melhora sem sacrifício e dor. Mas em casos de dor crônica e tensão fascial… a dor pode ser um sinal do corpo dizendo: “Páre antes que você me machuque.”

Qual é a forma correta de me alongar?

Para um alongamento seguro, você deve “MOBILIZAR” o músculo; isto é, você vai apenas mexer a parte do corpo (membro superior, inferior ou coluna) em questão de forma a ficar dentro do confortável, mesmo que o movimento seja bem pequeno. Respire profundamente e relaxe na expiração. Continue mobilizando, você vai perceber que na segunda ou terceira vez o músculo começa a ceder e o movimento vai aumentando gradativamente, o seu limite de confortável vai aumentando e a amplitude de movimento crescendo. É como se você fosse masticando aquele chiclete rígido e ele começasse a esticar aos poucos; vai ficando mais maleável. Depois de aquecida e amaciada, você vai sentir a fibra muscular alongar confortavelmente.

Tem dias que parece que o corpo não relaxa e ele não está gostando do movimento, você tenta uma, duas, três vezes e nada. Nesses casos o melhor mesmo é não insistir muito e tentar uma outra hora.

Leia mais no texto: FLEXIBILIDADE

Boa sorte!

Tatiana Matsuo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário